PWC

Power Housing Competition

Projeto resultante do concurso internacional, Powder Housing competition de 2011

Tamanho/Size: 8.000,00 m²
Local/Place: Somerville, Massachusetts, EUA

Integração e Eficiência

Do Projeto
O projeto para o concurso internacional, Powder Housing competition buscou entender as necessidades da prefeitura local, propondo uma edificação de uso misto com 27 lojas, 42 escritórios e 12 unidades residenciais em um espaço central da cidade de Somerville no estado americano de Massachusetts situado ao norte de Cambridge, no Condado de Middlesex.

Na busca da remodelação do espaço, antes utilizado por uma escola pública, foi proposto um edifício multi uso com três pavimentos e uma garagem subterrânea. Os espaços de lojas, escritórios e unidades residenciais  foram conectados por um amplo pátio interno aberto com conexão para rua principal e para uma universidade ao fundo da edificação.

O projeto buscou criar diversos espaços e perspectivas com objetivo de atrair os moradores da região valorizando a edificação e o bairro de maneira organizada e saudável. Para isso buscou-se projetar além do programa obrigatório espaço abertos confortáveis e integrados. O projeto propõe a conexão  dos usos,  através de uma rampa central, localizada no pátio interior possibilitando a comunicação dos usuários e moradores. Uma ciclovia interna também foi proposta para atrair o público jovem, além de incentivar um transporte mais saudável e menos poluente.

Eficiência
No que se refere a eco eficiência, foi proposto para a edificação um sistema de captação de água pluvial para uso em jardinagem e limpeza das áreas comuns, uso de coletores solares para redução de custo energético, uso de cobertura vegetal para redução da temperatura da edificação no verão e grandes aberturas e janelas possibilitando aproveitamento da iluminação natural no inverno.

Por fim o projeto buscou responder às necessidades estabelecidas no edital incorporando sensibilidade na escala da edificação, realismo financeiro, qualidade de espaços e acessibilidade pública sem um maior impacto no sistema de circulação multimodal da região.

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