PTP

Praça dos Três Poderes

“Entender o espaço público como elemento físico de transformação urbano-social modifica a forma de encarar e intervir em metrópoles”. Tendo isso em mente, foi desenvolvido o projeto PTP

Client: Prefeitura Municipal de Florianópolis / IPUF
Tamanho/Size : 20.500,00 m²
Local/Place: Florianópolis, Santa Catarina

O espaço público

Espaço
Entender o espaço público como elemento físico de transformação urbano-social modifica a forma de encarar e intervir em metrópoles, utilizar o espaço público não apenas como “representação do poder” mas sim, com o verdadeiro sentido do  uso público  oferecendo a cidade possibilidades de uma melhor integração com sua população. Esta proposta para a nova “Praça dos Três Poderes” busca contemplar o sentido do uso funcional seguindo o critério “principal”  estabelecido para este concurso que é a capacidade de locação rotativa de mais de 400 vagas para veículos, disponibilizando um sentido de fluxo de acesso sendo um desses acessos uma saída para Rua José da Costa Moellmann.

Acessos
Além deste aceso, existem também no projeto dois pontos para o acesso de pedestres ao estacionamento, todos os acessos foram dimensionados com elevadores em locais de fácil acesso, ventilação e iluminação oferecendo  rapidez e velocidade.

Na busca do respeito do orçamento, optou-se por dividir o projeto em três fases: A primeiro fase será o estacionamento, a segundo, uma praça cívica  e a terceiro um eixo principal paisagístico. Existem diversos diferenciais no projeto, com destaque para: A forte circulação de ar no interior do estacionamento, a divisão por cores das vagas que oferecem ao usuário uma relação de fácil localização, e a possibilidade de múltiplos usos para a praça.

Leave a Reply

Your email address will not be published.