PEL

Largos do Pelourinho

Uma proposta inovadora para alavancar o Desenvolvimento Econômico e Social de Salvador

Client: Governo do Estado da Bahia
Tamanho/Size: 3.376,00 m²
Local/Place: Largos do Pelourinho, Salvador, Bahia

O Centro Histórico

Cidade
Com uma economia pulsante, resultante do aumento de investimentos públicos e privados em diversos setores, principalmente impulsionados pelo turismo, com os grandes eventos esportivos de 2014 e 2016 e o aumento de renda da população, a cidade de Salvador, tem tudo para se tornar uma boa e grande metrópole com destaque para o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, fórmula tão almejada por toda a sociedade brasileira e presente em todos os discursos políticos atuais.

Buscar aproveitar nas rápidas transformações as necessidades de implantação da infraestrutura necessária para os antigos e novos empreendimentos urbanos, resultado da grande fase de investimento na cidade. Esse aproveitamento pode de fato ser uma oportunidade histórica para implantação de espaços públicos e transporte de qualidade para a população de Salvador, resultando assim em um caminho de sucesso para todo o conjunto.

Entretanto acreditar somente no crescimento econômico de Salvador como parâmetro de bem estar social e qualidade de vida tem se tornado um erro constante que varia do discurso político ao bate papo informal nos fins de semana. Entender que o crescimento econômico sem o real aumento da qualidade de vida e infraestrutura é parcial, e que se estabelecidos irão gerar um ônus a ser dividido por toda a população.

O Centro Histórico – Pelourinho
Com sua rica história, o Pelourinho, localizado no CHS – Centro Histórico de Salvador, é sem dúvida o local mais visitado, fotografado e representativo do estado da Bahia. Suas pequenas ruas de paralelepípedo, sua rica arquitetura e o sorriso da população local envolvem o olhar de baianos e visitantes, que muitas vezes acabam não enxergando o drama urbano e os problemas sociais presentes na área.

Saindo do olhar do visitante, e se aprofundando e enxergando no espaço os seus problemas, encontramos no Pelourinho um tecido urbano frágil, desqualificado de infraestrutura, com excesso de  áreas construídas e falta de espaços públicos de qualidade.

A proposta para requalificação dos Largos Tereza Baptista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D`Água se torna de grande importância para o Pelourinho, de maneira que a boa requalificação dos largos poderá fortalecer o espaço urbano aumentando  a qualidade de vida da população local e flutuante e valorizando ainda mais este patrimônio simbólico e cultural, chancelado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.