PAM

Unipampa

Estudar em uma universidade federal é quase sempre o maior sonho de muitos jovens e seus pais, em um país de grandes desafios e desigualdades como o Brasil. Compreender a universidade como instituição pluridisciplinar, espaço de transformação e debates de ideias fortalece e molda não só a nova força de trabalho, mas o quadro social do país. 

Client: Universidade Federal dos Pampa
Tamanhoa/Size: 5.000,00 m²
Local/Place: Santana do Livramento, Rio Grande do Sul

Universidade como espaço de Transformação Social

Estudar em uma universidade federal é quase sempre o maior sonho de muitos jovens e seus pais, em um país de grandes desafios e desigualdades como o Brasil. Compreender a universidade como instituição pluridisciplinar, espaço de transformação e debates de ideias fortalece e molda não só a nova força de trabalho, mas o quadro social do país. Santana do Livramento a quase exatos “meio caminho” entre Porto Alegre e Montevidéu reflete uma realidade peculiar em um país tão extenso e com tantas fronteiras como o Brasil. Considerada como a fronteira da paz, sendo também em 2009, declarada oficialmente pelo governo brasileiro como a cidade símbolo da integração brasileira com os países membros do Mercosul, Livramento tem muito a que ensinar vizinhos na América do Sul e ao mundo quanto a respeito e convivência geográfica.

Embora o município seja referência quanto a sua integração regional, um dado curioso  também se destaca quanto sua população divulgado no último censo realizado. Santana do Livramento apresentou um dos maiores índices de evasão populacional em todo o estado (-9,18%). Em números absolutos, se destaca na estimativa do IBGE, tendo perdido mais de 8 mil habitantes desde o Censo de 2000, caindo das 90.849 pessoas de dez anos atrás para 82.513 habitantes. Além disso, Livramento mesmo com o enorme potencial para pecuária, agricultura e atualmente para a vitivinicultura, conta altos índices de desemprego que de certa maneira são contraditórios à média nacional, nos levando à pergunta: “O que fazer para reverter este quadro”?

Educação como investimento público
Acredita-se que oferecer educação de qualidade é sem dúvida uma das principais respostas para o fortalecimento econômico do município, além de evitar uma maior evasão da população jovem que busca melhores oportunidades de estudo e trabalho em centros mais preparados para receber esta nova força.  Embora seja necessário um planejamento político-social complexo e um longo caminho para reverter alguns índices, podemos dizer que o primeiro passo está sendo dado que é a expansão do campus da UNIPAMPA em Santana do Livramento, objeto deste trabalho.

Espaço dinâmico
Seguindo o programa e as fases determinadas no edital  para o desenvolvimento da edificação, foi disposto no terreno um bloco único  de formato retangular com 36m x 36m, afastado 4,5m do ginásio “Maristão” existente. De sistema estrutural simples, misto de concreto e aço, o volume disposto no terreno foi adaptado segundo os fluxos de entrada para a nova edificação prezando a conexão do pátio existente, o ginásio e a nova edificação. Optou-se como início para o projeto dividir a edificação em 8 módulos padrões mais um pátio central  possibilitando  ao programa de necessidades melhor comunicação, eficiência e compatibilidade,  minimizando custos com áreas possivelmente perdidas.

A partir do design em módulos foi proposto uma edificação com 6 pavimentos e dois subsolos atendidos por um sistema eficiente de circulação vertical que conta com 2 elevadores, escada de emergência e sanitários masculino e feminino adaptados a portadores de necessidades especiais em todos os pavimentos. A edificação ocupa uma área de 36m x 36m apenas no térreo e primeiro pavimento formando um anel de comunicação. Para o restante dos pavimentos foi utilizado espaço referente de 4 módulos no formato “L”  respondendo ao programa de necessidades de maneira eficiente e confortável. O projeto proposto atende  a diversos pontos estabelecidos no edital como: Respeito a legislação municipal e ao programa solicitado; Possibilidade de ampliação;  Eficiência energética; Inclusão de diversos parâmetros sustentáveis como: re-uso de água, uso de painéis fotovoltaicos; Implantação correta em lote; Exequibilidade; Harmonia e proporção do conjunto arquitetônico.

Leave a Reply

Your email address will not be published.