CNM

Conf. Nac. dos Municípios

Proposta par o Concurso Público Nacional de Arquitetura para a Sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM)

Client: Confederação Nacional dos Municípios
Tamanho/Size : 5.118,00 m²
Local/Place: Marechal Deodoro, Alagoas

Desenvolvimento e Igualdade

Múltiplos
Compreender a grande diversidade e multiplicidade das estruturas administrativas territoriais do nosso país, é o primeiro passo, para se chegar a  um estado mais justo na  produção  e distribuição de suas riqueza. Atualmente os mais de 5.000 municípios brasileiros representados pela CNM, não dispõem de uma estrutura adequada para a contínua luta de melhores políticas e de desenvolvimento municipal.

Único
Formalizar toda a complexidade  e diversidade  que a CNM representa em uma única edificação, é uma tarefa complexa e difícil. Entretanto para este projeto buscou-se identificar não as diferenças, mas sim os pontos em comum que os municípios devem seguir a fim de nortear um bom desenvolvimento futuro. Na nossa concepção os pontos principais para este desenvolvimento sendo  também os pontos utilizados para a conceituação deste projeto são: Transparência, Integração, Planejamento e Velocidade.

Da Forma
O processo de representação espacial da edificação partiu das especificidades de se construir em Brasília. Assim, foi proposto um grande átrio central  de desenho tradicional, concebido com intuito de trazer umidade e consequentemente conforto térmico para a futura edificação, em seguida  foi disposto as áreas de trabalho e as circulações vertical / horizontal em  3 pavimentos sobrepostos  com formato de “U” e abertura para a rua principal.

Estruturas de Fechamento
Optou-se para concepção estrutural da edificação, um sistema leve e de rápida execução em aço, possibilitando um grande vão aberto e permeável para dispor o programa arquitetônico necessário. Para a conexão das alas leste e oeste, foi proposto um sistema estrutural diferencial em treliça metálica, apoiado sobre pilares de maior diâmetro, oferecendo leveza a forma. Para o fechamento da edificações,  foi proposto um sistema em três etapas, sendo a primeira um sistema de esquadria angular, tendo com fechamento em duas folhas de vidros fixa e duas móveis, um passadiço metálico para manutenção e circulação das correntes de ar e uma pele brisada metálica de alumínio micro perfurado para proteção da insolação e composição formal da edificação.

Paisagismo
Para o paisagismo ,optou-se um desenho retilíneo inclinado, que complementa-se com  o design da edificação. Um caminho principal também foi traçado, convidando o visitante ou andarilho que ali esteja passando,  conhecer seu jardim interno, sentar em um dos muitos bancos de madeira, brincar no espelho
d´água  ou  apreciar algumas obras de artes como esculturas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.